segunda-feira, 2 de abril de 2018

Um Pequeno Almoço digno de realeza!

Pois que aqui está o primeiro balanço do detox:


Ao Piqueno Almoço a malta normalmente come muito bem!!! Sim que isso do pão com quelque chose não me chega. Este é um clássico!

- 1 fatia de pão sem glúten levemente torrada (opcional)
- 1/8 a 1/4 de abacate finamente fatiado em cima da fatia de pão
- 1 ovo escalfado
- paio do lombo (do bom, sem glúten, e sem gdes açúcares adicionados)
- 1 mão-cheia de alfaces a gosto
- 2 a 3 morangos fatiados finamente (opcional), ou 1 kiwi pequeno.

E prontesss! Está a 1ª refeição do dia despachada.
Normalmente, esta 1ª refeição acontece cerca de 2h30 depois de acordar e nessa altura já consigo comer como deve ser. São inúmeras as fontes de informação que nos dizem que o Pequeno-Almoço é 1 das refeições mais importantes do dia, e q devemos ingerir cerca de 1/4 das calorias diárias logo aí, e blá blá blá. Não estou a dar novidades a ninguém. A minha experiência pessoal é esta, e tão simplesmente esta: quando tomo um pequeno-almoço assim, é quase certo que me aguento até à hora do almoço sem petiscar mais nada. Quando me fico pelo clássico galão com um pãozinho com manteiga ou fiambre ou o diabo que o carregue, é mais que certo que a meio da manhã lá vou eu comer qualquer coisa. E no meio do bulício do dia-a-dia, as bolachas são práticas, estão ali à mão e estão carregadas de açúcar e conservantes e cenas... Vai daí, com este pequeno-almoço, aqui a je simplesmente deixou de comprar bolachas, porque não precisa!

Um comentário de roda-pé: as minhas preocupações ambientais são conhecidas dos que me rodeiam. Vai daí, comprar alimentos embalados é algo que me dá comichões e fujo a 7 pés disso. O que normalmente faço é ir a um supermercado da minha preferência e pedir para cortarem na charcutaria o que eu quero, como eu quero. Evito assim aquelas fatias tipo bife, o que ajuda a cortar nas quantidades, mas também tenho mais opções de escolha. E já agora, não tenham receio de pedir para ler os rótulos. Os funcionários estão lá para usar as máquinas de fatiar, mas também têm opinião, também provam e também lêm os rótulos. Se quiserem algo muito específico, não se acanhem de pedir, de perguntar, de esperar que quem sabe venha ajudar... São uns minutos investidos numa escolha consciente a vários níveis. E depois, quando se chega a casa, pode-se separar os kilos comprados (sim, já cheguei a comprar 1kg fatiado bem fininho como nós cá em casa gostamos)... dizia eu, pode-se separar o que se trouxe do supermercado em diversas doses, reutilizando o papel do supermercado (corto em 2 ou 3 à conta), e congelo em doses semanais... é fácil, é barato, e só não dá milhões, mas ajuda-me a consumir de forma mais consciente e responsável!

Um dia destes mostro as minhas panquecas matinais que tb se fazem num instante!

Sem comentários:

Enviar um comentário